HEURÍSTICA DE DISPONIBILIDADE E HEURÍSTICA DE REPRESENTATIVIDADE
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
HEURÍSTICA DE DISPONIBILIDADE E HEURÍSTICA DE REPRESENTATIVIDADE
DEZEMBRO, 2014
1. Cenário
A BESTSHOES é uma rede varejista de calçados e nasceu em 2001 como uma empresa familiar. A primeira loja foi aberta em um shopping center na zona sul de São Paulo e pouco mais de dois anos depois da abertura já contabilizava 24 unidades em 7 estados.
Em treze anos, a empresa viu seu número de lojas alcançar 102 unidades em 19 estados brasileiros por meio de franquias e está presente nas maiores cidades do Brasil. Mesmo tendo nascido como uma empresa familiar, a BESTSHOES logo profissionalizou sua administração e procurou adotar as melhores práticas de gestão.
As vendas de calçados no Brasil alcançaram R$ 31 bilhões em 2013 com 801 milhões de pares vendidos. O varejo calçadista brasileiro é altamente fragmentado, com várias multimarcas, além de pequenas lojas independentes espalhadas pelo país, sem contar um setor informal forte de varejo. No mundo, o mercado de calçados deve faturar até USD 195 bilhões até 2015, com volume de vendas excedendo 15 bilhões de pares. O crescimento do mercado é esperado conforme a economia mundial se recupera da recessão.
O sucesso da marca atraiu a atenção de fundos de investimentos bem como novos consumidores das classes A e B.
2. Situação problema
Hoje, a BESTSHOES se vê diante da decisão de para que país iniciar sua expansão internacional. Nesse patamar de crescimento, a BESTSHOES decidiu expandir suas atividades para fora do Brasil dadas as limitações do mercado doméstico e ao fato de uma loja poder começar a canibalizar a outra quando superasse 100 unidades no país.
Nesse cenário, a decisão de para que país expandir é decisiva, visto que há dúvidas de qual país pode melhor responder ao modelo de negócios da empresa. O promissor mercado internacional, acreditam os donos da