Heterosídeos cardiotônicos
A espirradeira (Nerium oleander L.) é uma planta originária do Mediterrâneo, muito cultivada para fins ornamentais em países tropicais e subtropicais. É um arbusto ou arvoreta de 2-4 metros de altura, com folhas lactescentes, longas e estreitas, acuminadas e de bordos lisos, de 6-14 cm de comprimento. Flores simples ou dobradas, odoríferas, de coloração variada conforme a variedade de cultivo, reunidas em panículas terminais. Os frutos são capsulas deiscentes e alongadas como vagens (LORENZI, H.; MATOS, F.J.A., 2008).
A análise fotoquímica desta planta mostrou que as folhas, cascas do caule, raízes, sementes e flores contem vários glicosídeos cardioativos, sendo o principal deles a oleandrina, considerada seu princípio ativo (LORENZI, H.; MATOS, F.J.A., 2008).
Os glicosídeos cardioativos ou cardíacos são glicosídeos esteroidais que possuem alta especificidade e poderosa ação no musculo cardíaco. Essas substâncias constituem um grupo químico perfeitamente individualizado e de grande homogeneidade estrutural e farmacológica. A estrutura química dos glicosídeos cardioativos é constituída por resíduos de açúcar, núcleo esteroide e anel lactônico. (SIMÕES, C.M.O. et.al., 2001).
2. OBJETIVOS
Os objetivos desta aula prática foram à extração e a realização das reações de caracterização de heterosídeos cardiotônicos presentes na planta Nerium oleander.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
4.1. Materiais e Métodos
Para a extração e a realização das reações de caracterização de heterosídeos cardiotônicos presentes na planta Nerium oleander se fizeram necessário o uso dos materiais e reagentes descritos abaixo:
- Balança analítica;
- Papel para pesagem;
- Espátula metálica;
- Erlenmeyer 125ml;
- Algodão;
- 2 Provetas 50ml;
- Bastão de vidro;
- Suporte para tubo de ensaio;
- 4 Pipetas Pasteur;
- 4 Tubos de ensaio grandes;
- Banho-maria;
- Funil simples;
- Papel de filtro;
- 2 Suportes universais;
- 2 Anéis de