Cardiotônicos
Objetivos: Evidenciação da presença de cardenolidos em folhas de Nerium oleander através de reações de caracterização;
Introdução:
Os heterosideos cardiotonicos são substancias cardioativas, ou seja, exercem ação sobre o músculo cardíaco. As agliconas contem o núcleo esteroidal do tipo ciclopentanoperidrofenantreno e, de acordo com o numero de átomos de carbono do anel lactonico presente no C-17, são classificadas como cardenolidos ou bufanolidos. As oses ligadas ao grupamento – OH do C-3 são, na maioria da vezes, a glicose, ramnose ou digitoxose, dentre outras.
Alguns heterosideos, como a digitoxina e digitoxina e digoxina, são utilizados na terapêutica para tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, sendo que sua extração é feita a partir de extratos das folhas de Digitalis purpúrea ( dedaleira ou digital) e D. Lanata, família Scrophulariaceae. A identificação dessas substancias é baseada na caracterização das oses, do núcleo esteroidal e do anel lactonico dos cardenolidos, através de reações químicas que produzem complexos coloridos. O glicosídeos cardiotonicos são divididos em dois grupos, um com compostos de cadeia de vinte e três carbonos chamada cardenolideos, e outro composto de cadeias de vinte e quatro carbonos chamados bufadienolideos. Sua atividades cardíacas estão associadas a uma cadeia insaturada de lactona e a estereoquimica da molécula. Cardenolideos são encontrados em varias famílias vegetais, especialmente em apocynacease e nas espécies de Digitalis. Enquanto bufadienolideos são encontrados nas famílias Ranunculaceae e Liliaceae ( vickey & Vickery, 1981).
Estes glicosídeos são usados na medicina para o tratamento da insuficiência cardíaca, e intoxicações podem ocorrer depois do consumo de chás preparados por partes de plantas ou depois do consumo de flores, folhas ou sementes de plantas que contem glicosídeos cardiotonicos. Eles atuam em membranas celulares por