CARDIOTONICOS
FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDOPOLIS - FIFE
ANÁLISE DE DROGAS VEGETAIS
FARMACOGNOSIA
Fernandópolis, 2014
1. INTRODUÇÃO – Farmacopéia – breve síntese sobre a droga na analisada e o que seria extraído da refente droga.
2. OBJETIVO – determinar e observar o que foi extraído da droga
3. MATERIAIS REAGENTES – o que foi usado
4. MÉTODO – como realizamos o experimento
5. RESULTADOS – realmente extraímos o esperado da droga?
6. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO – se sim e se não, breve síntese sobre
7. BIBLIOGRAFIA – farmacopéia brasileira e a edição que foi tirada.
Zé, quando eu monto esse relatório eu não descrimino em estrutura de tópicos, como estou mandando, eu pego os referidos itens e monto em forma de texto, juntando tudo, e fazendo as explicações. Como se fosse mesmo uma síntese sobre o conteúdo.
Espero ter ajudado.
Drogas Cardioativas:
Drogas cardioativas possuem em sua composição glicosídeos cardiotônicos, que são compostos que atuam diretamente no miocárdio, sendo utilizados principalmente no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva.
A ação farmacológica é observada quando o princípio ativo está sob a forma de glicosídeo; a atividade inata reside nas agliconas (geninas), mas os açúcares conferem maior solubilidade e aumentam o poder de fixação dos glicosídeos ao músculo cardíaco. Por superdosagem esses compostos são muito tóxicos, o que torna necessário rigoroso controle da posologia dos princípios ativos. A droga exibe como efeito a soma da ação dos vários constituintes ativos que são de difícil separação.
A principal característica farmacológica do cardiotônico é sua capacidade de aumetar a força de contração dos músculos cardíacos, prolongando o tempo de condução do átrio para o ventrículo. Como efeito indesejável, ocorre a diminuição da frequência cardíaca.
Para