Herpes labial
DOI: 10.4034/1519.0501.2008.0082.0019
Aquisição de Estreptococos Mutans e Desenvolvimento de Cárie
Dental em Primogênitos
Streptococcus mutans Acquisition and Dental Caries Development in First-Born
Children
Erica NOCEI
Cassia Maria Fischer RUBIRAII
Odila Pereira da Silva ROSAIII
Salete Moura Bonifácio da SILVAIV
Walter Antonio BRETZV
I
Mestre em Odontopediatria pelo Departamento de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (USP), Bauru/SP, Brasil.
Doutora em Estomatologia pelo Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (USP), Bauru/SP, Brasil.
III
Doutora em Microbiologia. Professora do Departamento de Biologia Oral da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (USP), Bauru/SP,
Brasil.
IV
Doutora em Odontopediatria. Professora do Departamento de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (USP), Bauru/
SP, Brasil.
V
PhD, Department of Oral Health, College of Dentistry, New York University, New York, USA
II
RESUMO
ABSTRACT
Objetivo: Avaliar o momento de aquisição de estreptococos mutans
(EM), desenvolvimento de cárie dental e as variáveis a eles associadas no decorrer de 23 meses, em primogênitos de famílias de baixo nível socioeconômico, desde os sete meses de idade.
Método: A amostra foi selecionada com base em mães densamente colonizadas por EM, incluindo todos os membros de 14 famílias que conviviam na mesma casa. Foram envolvidos no estudo 14 mães, pais e primogênitos e 8 parentes, na maioria avós. Exames clínicos e radiográficos iniciais determinaram os índices de cárie e condição periodontal dos adultos. Contagens de EM foram feitas em todos os adultos nas duas primeiras visitas. Nas crianças foram avaliados os níveis de EM, o número de dentes e de cáries, em quatro visitas.
Resultados: A prevalência de EM nos adultos foi alta, estando ausente em