Redação: Liberalismo
.Definição: podemos entender o liberalismo a não intervenção na economia, ou seja deve-se respeitar a liberdade de poder comercializar regulando apenas por um dogma, o lucro. Sendo minimamente na prática econômica capitalista e incentivar ao máximo a concorrência entre os empreendedores.
.Pensadores Liberais:
*Fisiocratas (Françoys Quesnay)- regulava a economia pela agricultura, ou seja, os maiores e melhores investimentos estavam vinculados à alimentação, o proprietário de terra deveria ser o único a pagar impostos e o Estado não deveria interferir na economia.
*Adam Smith- foi o pai do Liberalismo Econômico, sua principal obre foi “A Riqueza das Nações. Para Smith havia a “mão invisível” que regula a economia e inviabiliza a intervenção estatal, o autor defendeu também que só o trabalho livre e assalariado mais o princípio da “oferta e da procura” é produtivo, ou seja, Adam Smith acreditava que o Estado deveria manter a soberania nacional, proteger a propriedade privada e ser o responsável pela infraestrutura que melhoraria as práticas capitalistas o único ponto não observado pelo autor foi o da exploração do trabalho pelo patrão, sendo essa crítica que irá manter separado sempre a Economia Liberal da Economia Socialista.
Definição
Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas.
Origem
O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.
Podemos citar como princípios básicos do liberalismo:
- Defesa da propriedade privada;
- Liberdade econômica (livre mercado);
- Mínima