Hernia diafragmatica
É um defeito congênito que se origina de 8ª a 10ª semana de vida fetal e se produz pela falha no fechamento no espaço pleuroperitoneal ou da relocação prematura das vísceras intestinais dentro da cavidade abdominal com herniação através do canal pleuroperitoneal.
No início da gestação, durante a formação do bebê, existe um orifício no diafragma, isso é normal! Porém esse orifício normalmente se fecha no final do terceiro mês de gestação.
Relembrando: O DIAFRAGMA É UM MUSCULO QUE SEPARA O TÓRAX (CORAÇÃO E PULMÕES) DO ABDÔME (ESTÔMAGO, FÍGADO, INTESTINO E OUTRAS VÍSCERAS).
ALÉM DE SEPARAR AS DUAS CAVIDADES O DIAFRAGMA É TAMBÉM O MÚSCULO MAIS IMPORTANTE ENVOLVIDO NOS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS.
Considerações importantes sobre aspecto embriológico pulmonar: * 4ª semana de gestação: Brotos pulmonares em desenvolvimento * 8ª a 9ª : presença de ramos brônquicos * a partir da 16ª: desenvolvimento completo dos brônquios segmentares * após nascimento: desenvolvimento dos alvéolos * O fato dos orgãos abdominais terem subido até o tórax impedem o desemvolvimento adequado dos pulmões, causando uma condição conhecida como Hipoplasia Pulmonar. Isso significa que pulmões são menores do que deveriam ser.
Diagnóstico * Ecografia morfológica * Diagnosticada 60% dos casos * Vísceras abdominais na cavidade torácica * Desvio do mediastino * Polidrâmnio * Desvantagens * Posição fetal inadequada * Obesidade materna * Operador-dependente
* Pós-natal * Abdome escavado * Insuficiência respiratória * RHA no tórax * Bulhas cardíacas deslocadas * Radiografia * Alças intestinais no tórax * Desvio do mediastino * Abdome sem gás
Cuidados de Enfermagem * Intubação imediata * Ventilação por pressão positiva a 100% * Sat 85% * Auxiliar durate a IOT * Não