Heresiologia
CAPITULO 1
Prefácio, saudação e ação de graças
1.7 NENHUM DOM VOS FALTA. Paulo elogia os coríntios porque Deus, na sua graça lhes outorgou dons espirituais específicos. Esses dons são valiosos e indispensáveis para corroborar o ministério do Espírito Santo na igreja; sem eles, os crentes deixam de fortalecer e de ajudar uns aos outros como Deus deseja. .
1.12 EU SOU DE PAULO... DE APOLO... DE CEFAS. Começaram a surgir facções entre os dirigentes da igreja de Corinto. Alguns membros da igreja passaram a considerar mais a certos ministros do evangelho do que o próprio evangelho. Paulo condena essa atitude, e os faz lembrar que nem ele, nem qualquer outro homem foi crucificado por amor a eles. Sempre devemos tomar o cuidado de concentrar nosso amor, devoção e lealdade em Deus e na sua Palavra; não em qualquer pastor ou outra pessoa.
1.18 É O PODER DE DEUS. A mensagem da cruz não somente abrange a sabedoria e a verdade, mas também o poder ativo de Deus, para salvar, curar, expulsar demônios e redimir as almas do poder do pecado (ver o estudo O REINO DE DEUS)
1.20 A SABEDORIA DESTE MUNDO. A sabedoria deste mundo é uma sabedoria que exclui a Deus, que glorifica a auto-suficiência humana, que faz do homem a autoridade suprema e que se recusa a reconhecer a revelação de Deus em Jesus Cristo. (1) A essa sabedoria Deus chama de loucura (3.19,20), porque por ela o homem não conseguiu descobrir a verdade, nem conhecer o seu Criador (v. 21). (2) O crente deve manifestar desprezo segundo Deus.
CAPITULO DOIS
O CARÁTER DA PREGAÇÃO DE PAULO EM CORINTIO
2.1 NÃO FUI COM... SABEDORIA. O conteúdo da pregação de Paulo não foi segundo a última expressão da "sabedoria" humana, quer no mundo, quer na igreja. Antes, concentrava sua atenção, na verdade central do evangelho (a redenção em Cristo) e no poder do Espírito Santo. Ele tinha plena consciência das suas limitações humanas, da sua insuficiência