Responsabilidade social e ética
Unidade Temática: Administração Contemporânea
Recife, 18 de Agosto de 2012.
Professor: Guilherme
Dupla: Erivaldo Gonçalves Gutembergue Albino
A Responsabilidade Social Empresarial
Não há alternativas para a fundação de um mundo pacífico e justo além do desenvolvimento econômico e social. A base desenvolvimentista das Nações Unidas precisa serem firme se todo o Sistema da Organização quiser efetivamente cumprir sua nobre missão. (Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon).
O Instituto Ethos define a Responsabilidade Social Empresarial como “a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”.
Segundo Laura (1993, p.6 apud Passos, 2012, p.66) define Ética como “o estudo da forma pela quais normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos de uma empresa comercial”.
Segundo o Relatório Geral das Organizações das Nações Unidas define Desenvolvimento Sustentável como:
O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitat naturais. Observamos uma rede mundial de organizações internacionais unidas desenvolvendo trabalhos para a contribuição de uma sociedade mais humana e justa, e, diminuindo os impactos ao meio-ambiente que deve ser tratado de forma responsável pelas organizações