Hercules
VERSÃO PRELIMINAR
MANDALA DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CONTAGEM
CADERNO: A CRIANÇA E A LINGUAGEM ESCRITA
CONTAGEM 2010 1
A CRIANÇA E A LINGUAGEM ESCRITA
A palavra é o meu domínio sobre o mundo. Clarice Lispector
Palavras são um brinquedo que não fica velho. Quanto mais as crianças usam palavras, mais elas se renovam. José Paulo Paes
1. DELIMITAÇÃO
Esse campo de experiências na Educação Infantil diz respeito à leitura, à escrita, à reflexão sobre a língua e à literatura, que é a expressão artística dessa linguagem. Sua aprendizagem ocorre por meio dos processos de
alfabetização e letramento, com a progressiva apropriação dos aspectos funcionais, textuais, gráficos e do sistema alfabético de representação da escrita.
2. FUNDAMENTAÇÃO 2.1. O QUE É ESSE CAMPO DE EXPERIÊNCIA E QUAL O SEU SIGNIFICADO? A linguagem escrita é um “sistema de representação com símbolos, sinais e normas, convencionados em cada contexto histórico e cultural, criado pelo homem em função de suas necessidades” (CAVALCANTI, 2000, p. 82) e que, em nossa cultura, organiza-se através do sistema alfabético de escrita. Essa linguagem tem como funções sociais a organização e a expressão do pensamento, a comunicação à distância, o registro, a orientação, a armazenagem de dados, o auxílio à memória, o prazer, a fruição. Na vida social, para atender a todas essas funções, a linguagem escrita sempre aparece em forma de texto, que é sua unidade mínima para a produção de sentidos. Como um tecido, o texto forma um todo que tem seu significado evocado, traduzido, interpretado, apreciado e sentido pelo leitor.
2
Mas o que é um texto? A palavra “perigo” escrita em uma placa fixada próxima a uma rede de alta tensão, é um texto? Que texto é esse? A palavra perigo neste contexto traz em si o sentido do texto: “Cuidado! O contato com esta rede pode ser fatal. Não se aproxime.” Assim, temos que o texto é a unidade produtora de sentidos e sempre nos diz alguma coisa.