Elementos para uma análise do turismo na economia-mundo capitalista helton ricardo ouriques
O autor apresenta como idéia central do texto uma crítica ao desenvolvimento turístico, que prejudica muitas populações litorâneas onde os moradores modificam sua forma de vida, para se dedicarem ao advento do turismo. Tendo que abandonar os antigos trabalhos que realizavam como pesca, e artesanato para trabalhar nas redes hoteleiras que se instalam na região em que habitam, mais isso não ocorre pela escolha propriamente dita, na maioria dos casos perdem as possibilidades de trabalho na forma que trabalhavam, sendo assim, tem apenas como alternativa as formas de trabalho relacionadas ao turismo.
Mas ainda habitam moradias em condições precárias, sendo assim esses fatores não oferecem nenhuma mudança significativa na vida deles. O autor trata o turismo como uma forma presente no capitalismo que gerencia o dinheiro de variadas formas até mesmo com o sexualismo.
Mas também aborda o turismo como um fenômeno significativo. Principalmente após a Segunda Guerra Mundial com a expansão dos meios de transporte no século XIX. Onde o turismo torna-se acessível à maior parte de pessoas, deixando de ser um privilégio das elites para se tornar um fenômeno de massas.
Mas essa atividade evidencia a distribuição desigual de riquezas entre as pessoas, onde o trabalhador nem sempre pode se ausentar de sua fonte de renda para viajar com a família, mas, é uma atividade realizada pela maioria das pessoas. O turismo é visto como um instrumento de conhecimento e desenvolvimento pessoal, e passou a ser um costume