Projeto de estagio supervisionado
APRESENTAÇÃO:
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui, para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
JUSTIFICATIVA:
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:
|A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que|
|está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É |
|profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca... |
As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua auto-estima.
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer a história de seu nome e seu significado;
Compreender a história de seus