Administração financeira
1. A Administração Financeira 1
2. Fontes de Recursos 1
3. O Papel da Administração Financeira 2
4. Indicadores Econômicos Financeiros 4
Fonte 5
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
1. A Administração Financeira
Por ter como função o controle, a aplicação e a distribuição dos recursos financeiros, é normalmente considerado um setor básico da empresa.
1.1. Finanças nas Empresas
Cabe à administração financeira assessorar a empresa como um todo, no sentido de fazer com que os ganhos por ela obtidos sejam suficientes não só para cobrir os gastos mas também para gerar lucros. Para que isso realmente aconteça é necessário aplicar o recurso financeiro de forma eficaz, distribuindo-o por todos os setores.
1.2. Liquidez e Rentabilidade
Liquidez: Entendemos por liquidez a capacidade que a empresa tem de converter seus bens e direitos em dinheiro, no intuito de atender às necessidades financeiras do momento.
Rentabilidade: é o grau de êxito econômico obtido por uma empresa em relação ao capital investido, ou seja. é a diferença entre o valor que foi aplicado e o valor resultante dessa aplicação.
Capital: É visto como riqueza, valores disponíveis.
O grande desafio da administração Financeira é manter o equilíbrio entre liquidez adequada e a rentabilidade satisfatória.
1.3. Como a empresa pode conciliar liquidez e rentabilidade?
Estando atenta aos fatores que afetam sua capacidade de liquidez e de rentabilidade. E tais fatores estão representados na composição das fontes de recursos.
2. Fontes de Recursos
São as formas que a empresa tem para obter o dinheiro necessário a seu funcionamento. Elas podem ser obtidas internamente (recursos próprios ou capital próprio) ou externamente (recursos de terceiros ou capital de terceiros).
2.1. Recursos Próprios
São geralmente os recursos financeiros aplicados pelos sócios para inicio da atividade da empresa (capital social); o dinheiro