Heranças deixadas pelos negros índios e brancos para a formação do brasil
Aqui já existia os Índios, com a suas características culturais. Com a chegado do homem branco (portugueses), já houve um aumento nos costumes do povo que aqui vivia, sendo introduzidos costumes os brancos nos nativos. Mais tarde com a chegada de grandes massa de negros Africanos no Brasil estes costumes iriam sofrendo leves modificações.
Veremos como grande parte de nosso hábitos foram implantados por estes povos.
Formação Brasileira
Cultura é o conjunto de criações que vão desde os objetos e utensílios até as crenças e padrões de comportamento de um povo. Ela desperta no homem o sentido de criatividade
A aquisição de cultura é um processo contínuo, que se inicia no lar e se estende pela vida toda.
A palavra cultura possui dois sentidos básicos:
a) sentido pessoal - é o conjunto de conhecimentos de uma pessoa.
b) sentido social - é o conjunto de conhecimentos e realizações dos membros de uma sociedade - não é apenas os ensinamentos que recebemos na escola ou através dos livros, é toda criação humana utilizada pelo grupo social. Assim todas as sociedades, primitivas ou civilizadas, possuem a sua cultura própria.
Falando em "cultura brasileira", estamos usando a palavra cultura no seu sentido social. A cultura social brasileira formou-se pela herança cultural indígena, negra e portuguesa. O Brasil é um país de grande dimensão geográfica, cuja população é constituída por uma mistura (miscigenação) de três raças:
Raça Branca ( Portugueses)
A raça branca, representada pelos nossos colonizadores portugueses. Para o Brasil, eles trouxeram seus hábitos, seus costumes, tradições e a sua música. Foi a maior influência cultural que recebemos. Os brasileiros herdaram dos portugueses:
- a língua portuguesa
- a organização social, jurídica e administrativa
- o conhecimento científico e artístico europeu
- a religião católica com suas diversas manifestações (igrejas, procissões, devoção aos santos, festas religiosas)
- grande parte