Heraclito de Efeso
Son los ríos
Somos el tiempo. Somos la famosa parábola de Heráclito el Oscuro. Somos el agua, no el diamante duro, la que se pierde, no la que reposa. Somos el río y somos aquel griego que se mira en el rio. Su reflejo cambia en el agua del cambiante espejo, en el cristal que cambia como el fuego. Somos el vano río prefijado, rumbo a su mar. La sombra lo ha cercado. Todo nos dijo adiós, todo se aleja. La memoria no acuña su moneda. Y sin embargo hay algo que se queda y sin embargo hay algo que se queja.
J.L.Borges, Los conjurados
................................................................
SELEÇÃO DE FRAGMENTOS tradução de Emanuel Carneiro Leão
2 (Torna-se necessário seguir a con-juntura) mas enquanto o Logos vive na con-juntura, a massa vive como se tivesse um entendimento próprio e particular.
8 O contrário em tensão é convergente; da divergência dos contrários, a mais bela harmonia.
10 Conjunções: completo e incompleto (convergente e divergente, concórdia e discórdia, e de todas as coisas, um, e de um, todas as coisas).
16 Como alguém poderia manter-se encoberto face ao que nunca se deita?
30 O mundo, o mesmo em todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez mas sempre foi, é e será, fogo sempre vivo, acendendo segundo a medida e segundo a medida apagando.
49a No mesmo rio entramos e não entramos; somos e não somos.
50 Auscultando não a mim mas o Logos, é sábio concordar que tudo é um.
52 O tempo é uma criança, criando, jogando o jogo de pedras; vigência de criança.
53 De todas as coisas a guerra é pai, de todas as coisas é senhor; a uns mostrou deuses, a outros, homens; de uns fez escravos, de outros, livres.
64 O raio conduz todas as coisas que são.
67 O mistério: dia-noite, inverno-verão, guerra-paz, saciedade-fome, cada vez que entre fumaça recebe um nome segundo o gosto de cada um, se