Hepatites Virais
Luísa Suyane
HEPATITES
As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado.
Agentes Etiológicos
Cinco diferentes vírus são reconhecidos como agentes etiológicos da hepatite viral humana:
●
●
●
●
●
vírus da hepatite A (HAV) ; (F. Picornaviridae G. Hepatovírus) vírus da hepatite B (HBV); ( F. Hepadnoviridae ) vírus da hepatite C (HCV); ( G. Flaviridae) vírus da hepatite D ou Delta (HDV); vírus da hepatite E (HEV).
Com exceção do HBV, que possui genoma DNA, todos os demais são vírus RNA.
Transmissibilidade
HEPATITE A - transmissão oro-fecal, por água e alimentos contaminados ou contato pessoal com pessoas infectadas.
O vírus da hepatite A tem distribuição mundial e apresenta maior disseminação em áreas onde são precárias as condições sanitárias e de higiene da população. Nestas áreas, a hepatite A apresenta-se como uma doença típica da infância. Com a melhoria das condições sócioeconômicas, os adultos jovens constituem o grupo mais susceptível à infecção.
Transmissibilidade
HEPATITE B - via primária de transmissão é a parenteral, por contato com sangue e hemoderivados. É também transmitida por contato sexual e de mãe infectada para o recém nascido (durante o parto (vertical) ou no período perinatal). Grupos de alto risco incluem os usuários de drogas injetáveis, homossexuais/heterossexuais com múltipos parceiros.
Transmissibilidade
HEPATITE C - a forma mais comum de transmissão é a parenteral, por exposição percutânea direta ao sangue, hemoderivados ou instrumental cirúrgico contaminado.
Receptores de sangue e derivados, usuários de drogas injetáveis, pacientes de hemodiálise e profissionais de sáude (vítimas de acidentes pérfuro-cortantes) apresentam alto risco de infecção pelo HCV.
Hepatite C - Crônica- Indicações
a) ser portador do vírus da hepatite C (HCV) identificado por detecção do RNA por técnicas moleculares de amplificação;
b) ter realizado, nos últimos 24 meses, biópsia hepática onde tenha sido