Hepatites - Guia
Outros tipos de infecções que ocorrem e em grande escala são as hepatites. A hepatite é uma inflamação no fígado e pode ser causada por:
Agentes infecciosos microscópicos (como vírus e bactérias);
Álcool
Medicamentos
Drogas
Doenças hereditárias:
Hemocromatose (depósitos de ferro)
Doença de Wilson (depósitos de cobre)
Doenças auto imunes (neste caso, a causa da hepatite auto imune é desconhecida, sabe-se apenas que se regista uma alteração a nível do sistema imunitário, com a produção de auto anticorpos, que atacam o fígado)
Para ser possível a compreensão desta doença, temos de entender previamente as funcionalidades do fígado:
Metabolismo dos hidratos de carbono;
Metabolismo das gorduras;
Metabolismo das proteínas;
Síntese de bílis (é um fluido produzido pelo fígado que se armazena na vesícula biliar. Actua na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas da dieta ao passarem pelo intestino).
Armazenamento (glicogénio, ferro, cobre e vitaminas lipossolúveis)
Desintoxicação (compostos azotados, hormonas e drogas)
Existem vários tipos de hepatite, a causa difere conforme o tipo de hepatite em questão. Por exemplo, a Hepatite A é transmitida através da contaminação de alimentos e da água, enquanto a Hepatite B é transmitida através de relações sexuais e contacto sanguíneo.
As infecções bacterianas hepáticas dão-se através de 3 vias principais:
Disseminação ascendente a partir da colonização das vias biliares (ou seja, dá-se uma interrupção parcial do fluxo da bílis para o duodeno. Essa obstrução permite que bactérias do intestino entrem e subam pelos canais biliares, causando infecção nessa região, resultando em inflamação, denominada colangite).
Infecção ascendente dos vasos portais do fígado, a partir de um foco séptico no abdómen (trata-se de uma infecção que pode advir de abcessos, causados por apendicite).
Disseminação sistémica por via hematogénica em casos de septicemia (ou seja, quando ocorre