Iluminismo
O mundo
desordenado.
O ILUMINISMO
1
MUDANÇAS...
Desenvolvimento econômico das cidades, o fortalecimento da burguesia mercantil crescimento da classe dos trabalhadores pobres, mas livres (isto é, sem laços de servidão com os senhores feudais)
Reforma Protestante que questionara o poder econômico e político da Igreja
2
COMO PENSAR ESSAS MUDANÇAS?
Os teóricos precisavam explicar o que eram os indivíduos e por que lutavam mortalmente uns contra os outros, além de precisarem oferecer teorias capazes de solucionar os conflitos e as guerras sociais.
3
POR QUE INDIVÍDUOS ISOLADOS FORMAM UMA SOCIEDADE?
POR QUE INDIVÍDUOS INDEPENDENTES ACEITAM SUBMETER-SE AO PODER POLÍTICO E ÀS LEIS?
4
A resposta a essas duas perguntas conduz às idéias de estado de natureza e
Estado Civil.
5
ROUSSEAU
Segundo Rousseau, no estado de natureza os indivíduos vivem isolados pelas florestas, vivendo daquilo que a natureza lhes oferece. Esse estado termina quando alguém cerca um terreno e diz: “É meu”.
6
...
A divisão entre o meu e o teu, isto é, a propriedade privada, dá origem ao estado de sociedade, que evidencia uma percepção do social como luta entre fracos e fortes, vigorando a lei da selva ou o poder da força.
Para fazer cessar esse estado de vida ameaçador, os humanos decidem passar ao
Estado Civil, criando o poder político e as leis.Essa passagem é feita pelo Contrato
Social
7
O CONTRATO SOCIAL:
Os indivíduos renunciam à liberdade natural e à posse natural de bens, riquezas e armas e concordam em transferir a um terceiro – o soberano – o poder para criar e aplicar as leis, tornando-se autoridade política. O contrato social funda a soberania.
8
... direito natural: por natureza, todo indivíduo tem direito à vida, ao que é necessário à sobrevivência de seu corpo, e à liberdade, ainda que, por natureza, uns sejam