Hepatite
As hepatites são diferenciadas em hepatite A, B, C, D, E, e, hepatite Auto-imune. Cada uma é diferente em sintomas, gravidade e tratamento. As hepatites A, B e C (mais comuns aqui no Brasil) são causadas por vírus de nomes semelhantes. Daí, muitas pessoas pensarem que são parecidas.
Causas: As hepatites podem ter diversas causas – vírus, bactérias, substâncias tóxicas como o álcool, erros do nosso próprio sistema imunológico, medicamentos, drogas, doenças hereditárias e através de outros mecanismos ainda desconhecidos.As hepatites em geral podem surgir rapidamente com sintomas denominadas Hepatites agudas ou de forma lenta e menos sintomáticas, Hepatites crônicas.
Nas agudas, os sintomas são variados, e dependendo da causa, eles podem não aparecer. Na maioria das vezes, as hepatites agudas surgem com um quadro parecido ao de uma gripe (mal estar, fraqueza, febre, dores e náuseas). Casos mais intensos podem vir acompanhados de icterícia (amarelamento da pele e dos olhos) causada pelo acúmulo de bile no sangue.
Há também hepatites agudas graves, denominadas fulminantes e subfulminantes, que são raras (menos de 1% dos casos) e, além dos sintomas habituais, surgem alterações de comportamento, sonolência e confusão, sinais de que o fígado não está conseguindo eliminar as toxinas do organismo.
Nas hepatites crônicas, as células do fígado vão sendo destruídas lentamente, e aos poucos elas vão se regenerando ou formando cicatrizes. Muitas pessoas descobrem a doença tarde demais porque nesta fase praticamente não há sintomas. Há casos, em que a destruição das células do fígado não consegue mais se regenerar e o órgão não funciona normalmente. Esse quadro associado à formação de cicatrizes no fígado é denominado de cirrose.
Tratamento das Hepatites em geral: Para as Hepatites agudas causadas por vírus não há