Hepatite
Sinônimos: Hepatite infecciosa, Amarelão
Introdução
É uma doença viral,de manifestações clínicas variadas que vão de formas subclínicas, oligossintomáticas e até fulminantes ( entre 2 e 8% dos casos).Os sintomas se assemelham a uma síndrome gripal. O quadro clínico é mais intenso à medida que aumenta a idade do paciente.
Ela é conhecida desde as antigas civilizações chinesa, grega e romana, mas o primeiro relato escrito se deu no século 18, com a descrição de uma epidemia na ilha de Minora.Logo após, muitos outros relatos de epidemias foram feitos, e a denominação de icterícia catarral foi dada devido à quantidade de trombos biliares observados nas necropsias, admitindo o autor que a obstrução biliar era a causa da doença (icterícia).
Agente Etiológico
Vírus da Hepatite A (HAV). Vírus RNA, família Picornaviridae.
Diagnóstico
Além de levar em conta os sintomas, o diagnóstico da hepatite A é feito por meio da detecção de anticorpos contra o vírus VHA no sangue ou pela presença de seus fragmentos nas fezes.
Período de Incubação
Entre 15 a 45 dias, média de 30 dias.
Modo de Transmissão
É transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada. Já a transmissão percutânea (inoculação acidental) e parenteral (transfusão) são muito raras, devido ao curto período de viremia.
Período de transmissibilidade
Desde a segunda semana antes do início dos sintomas até o final da segunda semana de doença.
Reservatório
O homem, principalmente. Também primatas, como chimpanzés e saguis.
Sintomas Começam entre 2 e 6 semanas após a exposição ao vírus. Eles são geralmente leves, mas podem durar vários meses, especialmente em adultos. Os sintomas principais são: Icterícia (pele amarelada), febre, mal-estar, náuseas, vômitos, mialgia, colúria e hipocolia fecal.