Hepatite C
DISCIPLINA DE BIOTECNOLOGIA MICROBIANA I
HEPATITE C
PELOTAS
6 DE DEZEMBRO DE 2011
INTRODUÇÃO GERAL
Hepatite viral é uma infecção e inflamação do fígado causada por vírus. Atualmente são conhecidos os seguintes vírus: A, B, C, D (Delta), E, e G. Os mais conhecidos e comuns são os três primeiros.
Todos esses tipos de vírus causam uma hepatite viral aguda. Porém, os vírus das hepatites B, C e D podem causar infecção crônica e prolongada. A Hepatite crônica (ou prolongada) pode causar cirrose, insuficiência hepática (mau funcionamento do fígado) e também câncer hepático.
Este trabalho tem por objetivo descrever o processo infeccioso e inflamatório causado especificamente pelo vírus da Hepatite C, que é extremamente letal no sentido de ser um vírus silencioso e pelo fato de não haver ainda uma vacina disponível.
HEPATITE C- HISTÓRICO
O vírus da Hepatite C foi descoberto em 1989, permitindo o desenvolvimento de testes para identificar anticorpos específicos. O primeiro teste para identificação do anticorpo do VHC foi disponibilizado em 1992. Até este momento muitas pessoas contaminavam-se através de transfusões de sangue, porque na época não haviam testes sorológicos para detecção do vírus nos postos de doação e hospitais. A partir desta data todas as bolsas de sangue passaram a ser testadas.
Mais de 80% dos indivíduos contaminados pelo vírus da Hepatite C desenvolvem hepatite crônica e só descobrem que tem a doença em exames realizados por outros motivos, como por exemplo, para doação de sangue. Em alguns casos, os sintomas aparecerem até décadas após a infecção ( cerca de 20 anos depois), através das complicações: em 20% dos casos ocorrem câncer de fígado e cirrose.
Atualmente a doença atinge cerca de 170 milhões de pessoas no mundo, sendo aproximadamente 3 milhões somente no Brasil.
SINTOMAS
A Hepatite C é assintomática na maioria dos