Henry ford
Educado na escola distrital de Greenfiel, desde cedo, interessou-se por mecânica, tendo abandonado a escola aos 15 anos, quando se mudou para Detroit, e aos 16 anos empregou-se como aprendiz na oficina de um vendedor de máquinas.
Casou-se aos 25 anos com Clara Jane Bryant, e três anos depois tornou-se um engenheiro da Edison Ilumination Company, ele era responsável pela manutenção do serviço elétrico da cidade, e nas horas vagas planejava e construía peças para um automóvel.
Teve um filho, Edsel Bryant Ford, e nesse mesmo ano terminou seu primeiro automóvel, um quadriciclo.(1893). Como era acionista minoritário da empresa não pode pôr em prática seus projetos ambiciosos, e por isso, fundou a Ford Motor Company (1903), que foi dirigida pelo seu filho, e depois pelo seu neto.
O famoso pai da indústria automobilística morreu em Dearborn, Michigan, em 7 de abril (1947) com 83 anos.
Ele foi quem introduziu o sistema de linha de montagem, permitindo a produção em massa de automóveis e viabilizando seu custo como produto de consumo, aumentou ainda o salário de seus operários e reduziu suas cargas horárias para 8horas diárias, que na época era de 10 a 12horas, e ainda dando oportunidade para operários não qualificados, para que atraísse mais operários para o seu negócio e realmente o conseguiu, pois apesar de um trabalho cansativo e repetitivo, mas com um bom salário, atraiu muitos operários. Sua idéia era simples: queria produzir o maior número de veículos