Henry Ford
Centro de Educação a Distância
Gestão de Recursos Humanos
Análise Crítica sobre Henry Ford
Baseado no vídeo disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B-eADmeSZxn2UmNYZnN3VGp1Q0k/view
Alexandre Coelho Soares
RA: 1299102388
Pelotas, 23/03/2015
Henry Ford foi um norte americano, que viveu no século XX e revolucionou a era industrial, trazendo aos EUA o processo de produção em massa. Criado no interior, Ford era inconformado com o que a vida lhe oferecera no campo, além de muito curioso, o que lhe impulsionou a aprender sobre máquinas.
Fascinado pelo que aprendera, Ford construiu os carros modelos T e o V8 e ambos foram sucessos de vendas. Mas como não conseguia dar conta de das entregas, precisou investir na produção em massa.
Ford tinha era um empreendedor nato que gerou muitos empregos e prosperou de maneira incrível para aquela época. Porém, ele tinha a visão do capital humano como máquinas. Seus funcionários tinham uma jornada de trabalho entediante e exaustiva para dar conta do crescimento da Ford Motors Company.
Influente, e com visão política, Ford mediou pedido de paz durante a 1ª Guerra Mundial. Trabalhou para o governo produzindo carros, submarinos e aviões.
Ford geria sua empresa de maneira rígida, e era conhecido por ser truculento e até respondeu processos. Tanto que quando teve a oportunidade, comprou todas as ações da Ford, para ter o poder absoluto sobre a empresa.
Já seu filho Edsel, que trabalhou muitos anos com ele na empresa, demonstrava ser mais humano, o que incomodava seu pai Henry.
Ele administrou com sucesso sua empresa, que cresceu com a venda do Ford T, e com determinação manteve a empresa de pé mesmo com a 1ª Guerra Mundial, a queda da bolsa de Nova York, em 1929 e a 2ª Guerra Mundial, mesmo nas fases mais difíceis da crise e quando o Ford T ficou para trás com as vendas do novo carro fabricado pela Chevrolet.
Embora empreendedor e capaz de lidar com as dificuldades, Ford era incapaz de