Henrique da rocha lima
Tais Rossoni Loureiro*
Renan Campagnaro Vieira**
RESUMO
Este trabalho visa apresentar informações sobre o cientista Henrique da Rocha Lima, bem como informar sobre fatos ocorridos em sua vida, suas pesquisas e trabalhos, de forma concisa e constitutiva.
Palavras-chave: Rocha Lima, Manguinhos, Rickettsia Prowazeki.
*Estudante: Licenciatura em Química
Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Aracruz
Técnica em Química
Email: taisrossoni@hotmail.com
** Estudante: Licenciatura em Química
Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Aracruz
Técnico em Química
Email: renanc.vieira@hotmail.com
INTRODUÇÃO
Henrique da Rocha Lima foi um médico sanitarista, patologista e bacteriologista brasileiro. Trabalhando na Alemanha, ele descobriu o causador da doença Rickettsia prowazekii, um novo gênero e uma nova espécie de microorganismo, agente causador do tifo epidêmico.
Formado em medicina pela Escola de Medicina do Rio de Janeiro, foi um dos fundadores do Instituto Oswaldo Cruz, onde trabalhou com outros pesquisadores brasileiros famosos, como o próprio Oswaldo Cruz, Adolfo Lutz e Carlos Chagas.
Rocha Lima desenvolveu uma carreira internacional na pesquisa médica. No Brasil, ele foi um grande cientista e líder educacional. Recebeu muitos prêmios e distinções, como a Cruz de Ferro, a mais alta condecoração alemã, a Medalha de Benemerência do Papa Pio XI e a Medalha Bernhard Nocht.[2]
DESENVOLVIMENTO
Henrique da Rocha Lima nasceu estado do Rio de Janeiro em 24 de novembro de 1879, tendo como pais Henrique Carlos da Rocha Lima e Hermizilia Cássia Rocha Lima, e morreu no ano de 1956. [1] Henrique foi um grande pesquisador, formado, em 1901, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro como médico. Mas, antes de se formar, era sempre ativo e visava sempre encontrar novos rumos para