Afrodescendentes
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
4. REFERÊNCIAS........................................................................................................9
Palmas-TO
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo descrever de forma critica alguns preceitos importantes quanto a questão: como a sociedade brasileira tem reagido a violência decorrente do ser humano aos indivíduos afrodescendentes no mundo contemporâneo. Sendo descrito em um primeiro momento alguns exemplos que nos fazem refletir sobre o trato da sociedade a questão exposta, far-se-á algumas considerações essenciais para que possamos apontar alguns pontos críticos de como , principalmente os negros na sociedade capitalista, ainda padecem com processos de exploração e exclusão social premeditada.
O trabalho se desenvolverá a partir da visão do então presidente do IPEA, professor Marcio Pochmann, retratado no artigo sobre a exclusão social no Brasil e no mundo e do trabalho Educação e população afro descendente no Brasil: avanços, desafios e perspectivas de Pablo Gentili, Mary Garcia Castro, Miriam Abramovay e Shayana Bussono que de certa forma refletem a conjuntura atual que se encontro os negros e demais remanescentes da cultura afrodescendentes no Brasil. Para o fim pode-se observar uma posição autentica no trabalho de quais proposições poderiam ser consideradas para amenizar tais processos excludentes e discriminatórios considerando os afrodescendentes como sujeitos ativos e importantes no processo de desenvolvimento social, cultural e econômico na localidade.
DESENVOLVIMENTO
O Brasil é o país com a segunda maior população negra do mundo, tendo um contingente de 97 milhões de negros ‐“pretos” e