Henri fayol
O presente trabalho tem como função mostrar a capacidade administrativa segundo Fayol. Henri Fayol foi o fundador da teoria clássica, viveu entre 1841 a 1925, nasceu em Constantinopla e viveu as consequências da revolução industrial e da primeira guerra mundial.
Fayol tem como objetivo mostrar as funções básicas que deve conter em uma empresa para que ela funcione da melhor maneira e tenha uma organização incomparável.
Para Fayol a organização é ponto chave para que a produção da empresa seja eficaz, bons funcionários e uma equipe de comando que tenha autoridade e responsabilidade são fatores essenciais em uma empresa.
Desenvolvimento
Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a administração cientifica, surgia na França a teoria clássica. Se na administração cientifica o foco era a ênfase nas tarefas executadas pelos operários, na teoria clássica o foco era a ênfase na estrutura organizacional que a organização deveria possuir para ser eficiente.
A busca pela eficiência era objetivo de ambas as teorias, porém na teoria cientifica essa eficiência tinha que ser alcançada através do trabalho individual do operário, já na teoria clássica a eficiência tinha quer vir de todas as partes envolvidas. A preocupação com a forma de organização das empresas era o foco de Fayol a partir de uma abordagem estrutural e anatômica, logo a teoria de Taylor foi substituída pela sua teoria organizacional.
Formado em engenharia de minas Fayol iniciou sua carreira em uma empresa de metalúrgica e carbonífera, onde começou a se envolver de fato com a administração organizacional e a perceber que a eficiência não tinha que vir apenas do gerente ou do operário de sim dos cargos mais altos aos mais baixos. Criou funções básicas da empresa como a função técnica, função comercial, função financeira, função de segurança, função contábeis, função administrativas. Essas funções tem como maior objetivo segundo Fayol incrementar na administração ou seja as funções