hemoderivados
Trabalho de Estagio Supervisionado.
Professora: Maria Inés Benefatti Aluno: Thiago de Abreu
Novembro 2013
1. Introdução
No cenário de negócios atual a busca pela competitividade e diferenciação tem direcionado de forma crescente as instituições privadas, centros de pesquisa e novos empreendimentos na corrida pela inovação no desenvolvimento do processo industrial.
O processo industrial farmacêutico é complexo, vinculando-se às políticas industrial, científica e tecnológica e de saúde. É um processo que exige investimentos em pesquisa e desenvolvimento, na produção e no controle de qualidade dos produtos, na aquisição de substâncias, na armazenagem e distribuição dos produtos, etc. Para essas ações, empregam-se alta tecnologia, mão-de-obra qualificada em diversas funções e altos investimentos financeiros, inclusive em propaganda.
2. Desenvolvimento
Processos industriais são procedimentos que envolvem métodos elétricos, eletrônicos, produtos químicos ou mecânicos para executar a manufatura de um artigo ou itens, geralmente em grande escala.
Um processo industrial é relacionado a escala ou investimento requerido. Produção de materiais específicos podem envolver mais de um tipo de processos como componentes da indústria pesada.
Processos industriais são atualmente interconectados diretamente com:
Monitoração & Controle
Otimização & Eficiência
Manutenção
Tecnologia da Informação
Energia
Meio Ambiente
Treinamento & Segurança
Os desafios principais presentes em processo industrial são eficiência, energia e meio ambiente. As técnicas da biotecnologia moderna podem ser utilizadas para diversas aplicações em saúde. São dois os grupos de produtos para saúde que utilizam essas técnicas em sua produção, com o objetivo de identificar possibilidades de inserção para a indústria brasileira.
O primeiro grupo e