hemocomponentes e hemoderivados
Distribuição e transfusão através de profissionais capacitados que atendem os Hospitais onde o serviço está instalado e também à distância que contam inclusive com toda infra-estrutura de uma agência transfusional.
Ambulatório de orientação médica a doadores e pacientes.
Projetos de captação de doadores e parcerias com grandes empresas.
Comitê Transfusional.
Qual a diferença entre hemocomponentes e hemoderivados?
HEMOCOMPONENTES: Ou Componentes Lábeis do Sangue são produtos obtidos a partir do Sangue Total por meio de Processos Físicos (centrifugação, congelamento).
HEMODERIVADOS: São produtos obtidos a partir do Plasma por meio de Processos Físico-Químicos, geralmente produzido em escala industrial (albumina, gamaglobulinas, concentrados de fatores de coagulação).
1. SANGUE TOTAL:
- Como componente: OBSOLETO.
- Abandono progressivo.
POR QUE?
- Aporte excessivo de volume;
- Conservação apenas das propriedades funcionais dos Glóbulos Vermelhos;
- Lise dos Glóbulos Brancos em 24 a 48 hs;
- Perda das propriedades funcionais das plaquetas;
- Perda dos fatores lábeis da coagulação;
- Formação de microagregados.
2. Concentrado de hemácias (ch) em adultos:
Considerações gerais:
O CH constitui-se nos eritrócitos remanescentes na bolsa coletada, após a centrifugação do Sangue Total, e extração do Plasma para uma bolsa satélite. O CH deve ter hematócrito entre 65% a 75%. Deve ser armazenado a 4oC, com validade de 35 a 42 dias, conforme o tipo de anticoagulante utilizado, e um volume aproximado de 270 a 320 ml.
Uma unidade de CH deve elevar o nível de Hb em 1,0 g/dl em um receptor de 70 Kg e que não esteja com sangramento ativo. O objetivo da transfusão de CH é o de melhorar a liberação de oxigênio.
2.1. Anemia Aguda(Classificação de Baskett):
Perda de até 15% da Volemia (Hemorragia Classe I): SEM NECESSIDADE TRANSFUSIONAL, a não ser que previamente haja anemia, ou quando o paciente for