LEI DE ABRAMS. FATOR A/C.
FATOR A/C.
INTRODUÇÃO.
A relação água/cimento (ou fator água/cimento) é o principal parâmetro controlado na dosagem, pois credita-se a ele a responsabilidade por 95 % das variações na resistência do concreto.
Quanto menor a relação água /cimento, maior resistência do concreto, menor a permeabilidade e com isto, maior a sua durabilidade.
MATERIAIS COMPONENTES.
Os materiais que compõem são: cimento, agregado miúdo, agregado graúdo e água.
CIMENTO PORTLAND.
Composição química.
O cimento porthand é um material pulverulento, constituído de silicatos e aluminatos de cálcio, praticamente sem cal livre. Esses silicatos e aluminatos complexos, ao serem misturado com água, hidratam-se e produzem o endurecimento da massa, que pode então oferecer elevada resistência mecânica.
Os componentes químicos principais são: cal (CaO), sílica (SiO2), aluminado (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).
AGREGADOS.
Entende-se por agregado o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia.
AGREGADO MIÚDO.
Considera-se agregado miúdo a areia naturas e artificial, areia natural quartzosa mais conhecida com areia de rio, a mais utilizada é denominada por areia media. E a artificial que é o pó de pedra, obtido pela britamento de rocha, menores que 4,8mm.
AGREGADO GRAÚDO.
O agregado graúdo é um pedregulho natural, mais conhecido como pedra brita.
No brasil são obtidas pela trituração de rochas de granito, basalto e gnaisse. Admitem-se, por motivo econômicos de emprego, britas provenientes de outros rochas, como diorito, gabro, diábase, calcário, quartzito e arenito.
Com diâmetro acima de 4,8mm. ÁGUA.
É usual dizer que toda água que serve para beber pode ser utilizada para produzir concretos. Porém, nem toda água que é utilizada sem dano no concreto podem ser ingerida pelo homem.
A água usada na