Adolescer
Adolescer
Remete uma reflexão sobre os adolescentes, possibilidade de pensar na individualidade que varia de pessoa para pessoa, como está no próprio livro não existe um manual para lidar com o adolescente, já que cada pessoa e tem vivencias diferente e personalidades diferentes. É necessário que os adultos lembrem-se de que também foram adolescentes, e para entendê-los precisam pensar sobre as próprias experiências. Conhecer o adolescente depende do nosso próprio conhecimento.
Há uma dificuldade de definir os termos de adolescência e a puberdade. A puberdade é biológica, exemplo: crescimento, aparecimento de pelos. Adolescência seria a transformação psicológica, que ocorre cada vez mais cedo. As crianças são precoces, mesmo sem o corpo formado tem a postura de adolescente. São estimulados pela mídia, a cultura em massa, favorece esse amadurecimento com maior rapidez.
Referir ao jovem como “adolescente” é uma forma moderna. Freud não usou essa expressão, essa maneira de nomear o jovem dessa faixa surgiu do final da primeira guerra mundial ao início da segunda guerra mundial.
O meio que adolescente vive e totalmente decisivo para a sua formação como cidadão e como ser humano como cidadão, e nessa fase que muda a relação com o mundo e com sigo mesmo, no qual se torna independente.
Pelas inúmeras transformações que estão acontecendo com seu corpo, alguns adolescentes ficam ansiosos e podem desenvolver doenças como obesidade, bulimia, anorexia nervosa. O vestuário também muda, e traz de uma busca da identidade, buscam “as tribos urbanas”.
A criação dos adolescentes de hoje é completamente diferente, muitos adolescentes crescem sem a família por perto. A mãe e o pai trabalham, e muitas vezes essa criação é deixada para terceiros: os professores, a babá, a televisão, e isso em muitas famílias.
O ser humano nasce completamente dependente não vive só, depende da família não só nos aspectos da sobrevivência, mas