HEMOCOMPONENTES E HEMODERIVADOS SEMINÁRIO
HEMODERIVADOS
HEMOCOMPONENTES
São produtos obtidos a partir do Sangue Total por meio de Processos Físicos (centrifugação, congelamento). Existem duas formas para obtenção dos hemocomponentes. A mais comum é a coleta do sangue total. A outra forma, mais específica e de maior complexidade, é a coleta por meio de aférese.
O processamento é feito por meio de centrifugação refrigerada, por processos que minimizam a contaminação e proliferação microbiana, nos quais se separa o sangue total em hemocomponentes eritrocitários, plasmáticos e plaquetários.
FORMAS PARA OBTENÇÃO DE
HEMOCOMPONENTES
COLETA DE SANGUE
TOTAL
AFÉRESE
TIPOS DE
HEMOCOMPONENTES
CONCENTRADO DE
HEMÁCIAS
O concentrado de hemácias (CH) é obtido por meio da centrifugação de uma bolsa de sangue total (ST) e da remoção da maior parte do plasma.
Seu volume varia entre 220ml e 280ml. Assim como o ST, o concentrado de hemácias deve ser mantido entre 2°C e 6°C e sua validade varia entre
35 e 42 dias, dependendo da solução conservadora.
Os concentrados de hemácias sem solução aditiva devem ter hematócrito entre 65% e 80%. No caso de bolsas com solução aditiva, o hematócrito pode variar de 50% a 70%.
Concentrado de hemácias lavadas: Encontrados após a retirada do plasma e de cerca de 80% dos leucócitos.
Indicações: Prevenir reações a proteínas plasmáticas.
Concentrado de hemácias filtradas: Obtidos após retirada de aproximadamente 99.9% dos leucócitos, utilizando filtros de leucorredução.
Indicações: Prevenir reações aos componentes leucocitários; Após 2° episódio de reação transfusional febril não hemolítica ( RTFNH); diminuir possibilidade de alo imunização a antígenos leucocitários e do sistema
HLA e na profilaxia da contaminação por CMV
(Citomegalovírus) em imunossuprimidos CMV-negativos.
Concentrado de hemácias irradiadas: Para reduzir o risco de Doença Enxerto Contra
Hospedeiro (DECH) deve-se irradiar os hemocomponentes celulares que se destinam