Varios
Justificativa da oferta do curso:
Sabendo-se que a Universidade é fator integrante da educação do País e a grande responsável pelo ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico, além da qualificação de recursos humanos, torna-se necessário que ela passe por uma profunda mudança curricular e pedagógica. A questão pedagógico-curricular é de ordem epistemológica, vem da concepção do conhecimento. Se o currículo estabelece qual é o conhecimento reconhecido neste momento histórico, a pedagogia estuda, pesquisa, descobre novas alternativas de construção e avaliação, capaz de produzir conhecimentos relevantes.
A formação de profissionais adequados às necessidades sociais, capazes de prestar serviços de qualidade, tornou-se fundamental para que as universidades tenham o respaldo e o respeito da sociedade.
O princípio norteador do Projeto Político-Pedagógico para um profissional farmacêutico repousa em um currículo onde o processo ensino-aprendizagem é baseado na construção da cidadania, na compreensão do processo saúde-doença, na reflexão sobre um modelo assistencial adequado às necessidades regionais, na integração entre ensino, serviço e comunidade, na associação entre teoria e prática, na ação e reflexão, na qualidade da assistência e no raciocínio investigativo.
É vital que o farmacêutico, seja qual for seu campo de atuação, tenha consciência do seu papel na sociedade como profissional e cidadão e exerça suas funções com responsabilidade, ética e criatividade, seja participante e não somente observador das transformações políticas e sociais que ocorrem de forma cada vez mais rápida no mundo globalizado. Para tanto, seu espírito crítico, sua capacidade de buscar informações e interdisciplinaridade deverá ser plenamente desenvolvidos. Somente assim, estará sincronizado com as demandas da sociedade e do mercado, e apto a realizar eficientemente as atividades inerentes à sua profissão.
O farmacêutico, como profissional da saúde, deve