Rua da cidadania
As Ruas da Cidadania surgem como símbolo da descentralização administrativa na cidade de Curitiba. São sedes das Administrações Regionais1 criadas pela Prefeitura com o objetivo de descentralizar órgãos públicos, facilitando o acesso da população a diversos serviços, nas áreas da saúde, justiça, policiamento, educação, esporte, habitação, meio ambiente, urbanismo, serviço social, entre outras (Disponível em ).
Elas também são locais de reuniões e audiências públicas, para promover a participação da comunidade na administração e incentivar o desenvolvimento de parcerias entre a comunidade e o poder público, que por sua vez, identificam e estabelecem prioridades; promovem projetos comunitários; além de pontos de comércio e lazer.
As Ruas da cidadania surgem como ponto de referência para os bairros estimulando o usuário a aproximar-se do espaço, a usufruí-lo como polo de manifestações culturais e de lazer, além de facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo poder público.
Nelas, o cidadão encontra serviços prestados por Núcleos das diversas Secretarias Municipais, URBS2, FAS3, FCC4 e outros órgãos integrantes da Administração Indireta, como também serviços prestados nas esferas estadual e federal.
No total são nove sedes distribuídas na cidade. Em algumas, existem espaços destinados a pequenos estabelecimentos comerciais e lanchonetes. Diversas unidades funcionam em anexo aos movimentados terminais de transporte coletivo de Curitiba, para os quais convergem um grande número de linhas de ônibus (disponível em ).
Para o estudo de correlato, serão analisadas duas sedes: a Rua da Cidadania Matriz e a Rua da Cidadania Boqueirão. Esses correlatos foram escolhidos pelo fato de, o primeiro, estar localizado na área central da cidade de Curitiba, junto a uma praça e terminal Urbano, e o segundo também esta ligado a um terminal de transporte urbano, características semelhantes com a área do