Hemoderivados
Hemoderivados são medicamentos produzidos pelo fracionamento industrial do plasma humano. O plasma humano, por sua vez, é obtido a partir das doações de sangue. Depois decolhido, o sangue total é processado nos Serviços de
Hemoterapia e dá origem a até quatro hemocomponentes: concentrado de hemácias, concentrados de plaquetas, plasma e crioprecipitado. Na imensa maioria das vezes, os serviços de Hemoterapia preparam apenas os três primeiros hemocomponenentes mencionados acima.
Todos os concentrados de hemácias e concentrados de plaquetas produzidos são transfundidos, mesmo necessidade de se ampliar a coleta de sangue, para satisfazer por completo à demanda nacional por estes dois tipos de hemocomponentes. Hemoderivados são fabricados através da industrialização do plasma e são eles: albumina, imunoglobulinas e fatores da coagulação (Fator VII, Fator VIII, Fator IX, além dos complexos protombínicos).
Os principais hemocomponentes utilizados na terapia transfusional são: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. Não se deve usar plasma normal (sem os fatores de coagulação) para a transfusão, ficando seu uso restrito à indústria. Os hemoderivados mais usados são:albumina, imunoglobina, preparados hemofílicos (fator VIII e fator IX).
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
[pic]CUIDADOS DE ENFERMAGEM DURANTE A HEMOTRANSFUSÃO
A hemotransfusão consiste na administração intravenosa de sangue total ou hemocomponentes de um doador para um receptor, indicada para pacientes que apresentam perda sanguínea significante ou por alterações hematológicas desencadeadas por choque, traumatismos, hemorragia, doenças sanguíneas, intervenções cirúrgicas ou outros.
Assistência de enfermagem durante administração de hemoderivados
- Confirmar a identificação do paciente;
- Comunicar e explica ao paciente sobre o procedimento a ser