hemobras
Tecnicamente a produção de hemoderivados ocorre a partir do fracionamento industrial do plasma. Também está sob responsabilidade da Hemobrás o desenvolvimento da fabricação de produtos obtidos por biotecnologia.
O decreto que criou a Hemobrás autoriza a empresa a captar, armazenar e transportar plasma para fins de fracionamento, assim como avaliar a qualidade do serviço de hemoterapia (fornecedores de plasma). A empresa tem autonomia ainda para desenvolver programas de pesquisa e desenvolvimento na área de hemoderivados e de produtos obtidos por biotecnologia, incluindo reagentes, na área de hemoterapia.
Também é função da Hemobrás manter estrutura de garantia da qualidade das matérias-primas, fabricar produtos biológicos e reagentes obtidos por engenharia genética ou processos biotecnológicos, realizar contratos e convênios com órgãos nacionais da administração direta ou indireta, empresas privadas e com órgãos internacionais para prestação de serviços técnicos especializados.
O que é a Hemobrás
A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) é uma estatal vinculada ao Ministério da Saúde que trabalha para tornar o Brasil auto-suficiente no setor de derivados do sangue, com a produção de medicamentos essenciais à vida de pessoas com hemofilia, além de portadores de imunodeficiência genética, cirrose, câncer, AIDS e queimados.
Com sede em Brasília e filial no Recife, a Hemobrás tem papel estratégico para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o fortalecimento do complexo industrial da Saúde no país. A empresa conta com capital da União e do estado de Pernambuco (sócio minoritário).
Atualmente, seu