hematologia
1
MANUAL PRÁTICO
DE
H E M A T O L O G I A
WANESSA LORDÊLO P. VIVAS
Wanessa Lordêlo P. Vivas
Hematologia
2
1. O SANGUE: Considerações Gerais
1.1. Introdução
O sangue é a porção líquida do meio interno que circula rapidamente dentro de um sistema fechado de vasos denominado sistema circulatório. É constituído por um fluido no qual existem células em suspensão, moléculas e íons dissolvidos em água, apresentando propriedades das soluções coloidais.
Uma característica importante do sangue é a constância da sua composição química e propriedades físicas, assegurando condições físicas para o funcionamento das células.Ele é constantemente renovado pela entrada e saída de substâncias que modificam discretamente sua composição.
A constância da composição do sangue, com estreita faixa de variação, é o resultado mantido pela rapidez pela qual as substâncias deixam e entram no sangue quando estão em excesso ou em concentrações abaixo do normal respectivamente..
1.2. Composição do sangue
O sangue é constituído de duas f ações combinadas, sendo 55% para o plasma e r 45% para as células.
A porção acelular ou plasma é constituído de 91,5% de água que serve de solvente das substâncias orgânicas e minerais e ainda de veículo para as células, moléculas e íons.Os restantes 8% são formados por proteínas, sais e outros constituintes orgânicos em dissolução. A porção celular apresenta três tipos de células em suspensão no plasma:
• Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos.
• Glóbulos brancos ou leucócitos.
• Plaquetas ou trombócitos.
Parte celular do sangue
Wanessa Lordêlo P. Vivas
Hematologia
3
1.3. Formação do sangue
Plasma: è a porção fluida do sangue não coagulado; contém os fatores da coagulação, exceto aquele removido pelo anticoagulante; é formado às custas da ingestão de água, de alimentos, da difusão e trocas líquidas entre os vários compartimentos do organismo. Soro: é a porção líquida amarelada