Hematologia
As bactérias são organismos procariontes, isto é, não possuem núcleo organizado, com o material genético disperso no hialoplasma, não apresentando também organelas com sistemas de membranas, como mitocôndrias, cloroplastos e retículo endoplasmático.
São unicelulares e podem ser encontradas isoladas ou em colônias. Para o estudo das bactérias é necessária a utilização de um microscópio, pelo fato de serem de tamanho extremamente reduzido.
Estes organismos podem ser encontrados em diferentes tipos de ambientes como no mar, nos rios, lagos, fontes termais, matéria em decomposição, no solo, em nossa saliva, no intestino, no leite, contaminando alimentos e em interações ecológicas de mutualismo, comensalismo, antibiose e parasitismo.
Esquema da Organização de uma Bactéria
Classificação das bactérias
Devido à ultra estrutura microscópica, a classificação das bactérias é difícil de ser realizada, por isso utilizamos métodos artificiais de classificação como a coloração, a forma e o metabolismo.
A - Classificação quanto à Forma
I. cocus
II. diplococus
III.estreptococus
IV. estafilococus
V.bacilo
VI.vibrião
VII. espirilo
B - Importância Ecológica
Muitas bactérias participam de interações ecológicas como mutualismo e parasitismo.
No mutualismo podemos lembrar que as espécies participantes da associação são beneficiadas.
Exemplos:
Bactérias X Aparelho digestivo de ruminantes
Bactérias X Raízes de leguminosas
Bactérias X Aparelho digestivo do Homem
As bactérias junto com os fungos têm papel fundamental na reciclagem da matéria nos ecossistemas, através da decomposição da matéria morta animal e vegetal, participando do ciclo do carbono e nitrogênio na natureza.
C - Importância Econômica
Muitas bactérias são aproveitadas pelo homem em atividades