Heliotrópio
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA
[pic]
EXEMPLOS DE EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA CARTOGRAFIA
Aluno: Diego Luiz Maia e Silva
Recife, Pernambuco
Agosto/2011
HELIOTRÓPIO
O Heliotrópio é um instrumento de concepção simples, porém de grande relevância para a agrimensura, até o final do século XIX. Foi inventado por volta de 1820 por Carl Friedrich Gauss.
O nome Heliotrópio vem do grego helios (sol) e toppos (virar), referência à sua finalidade. Trata-se de um espelho preso a um mecanismo móvel em que é possível direcionar a luz solar refletida no espelho através de um ponto. A concentração e o brilho da luz solar provocam um feixe de luz que alcança grandes distâncias.
[pic]
Gauss teve a ideia de criar o heliotrópio a partir de uma necessidade. Ele estava fazendo triangulações em Hannover, na Alemanha, com seu telescópio quando um problema o atrapalhava. Toda vez que ele direcionava seu telescópio em direção à torre de uma igreja (a uma distância de aproximadamente 50 km), uma pequena janela circular refletia a imagem do sol nele, o que interferia nas suas observações, impedindo o progresso dos trabalhos. Isto fez com que Gauss procurasse uma forma de poder identificar um alvo, em plena luz do dia, a uma considerável distância.
Graças ao surgimento do Heliotrópio a agrimensura da época teve um grande desenvolvimento, vista a facilidade na realização de triangulações para cálculo de grandes distâncias.
O Heliotrópio também fora usado nas comunicações, principalmente para fins militares, pois através de regulares interrupções no feixe de luz causava um efeito semelhante ao código morse.
[pic]
CRONÓGRAFO (FAVAG M427)
O cronógrafo é um instrumento, seja digital ou analógico, que tem como finalidade medir instantes de tempo. Encontrado muitas vezes como mecanismo adicional de um relógio