Helena de troia
Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo, a disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida à paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos.
Helena foi a causa de uma das guerras mais conhecidas de todo o mundo, por ser considerada a mais bela entre muitas, Helena é obrigada a se casar com Menelau, irmão de Agamenon, o rei de Micenas. Só que Helena acaba conhecendo Páris, príncipe de Troia, e se apaixona. Por causa disso, eles acabam fugindo juntos. Isso acarreta uma guerra entre os territórios conquistados por Agamenon – o que compreendia praticamente toda a Grécia – e Troia. É claro que essa guerra também teve um aspecto político e econômico, pois Troia era um dos únicos territórios que o rei de Micenas ainda não havia conquistado.
Acompanhamos toda a vida de Helena – como o próprio título e subtítulo sugerem –, desde sua infância traumática, passando por sua adolescência perturbada e sua vida adulta cheia de amantes. O filme retrata sua vida em Esparta e depois em Troia.
Helena traços de uma mulher muito mais profunda, complicada e, até