Hehr
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Química
Curso de Engenharia Química
SISTEMAS E REAÇÕES QUÍMICAS
Maio – 2011
Natal – RN
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Química
Curso de Engenharia Química
SISTEMAS E REAÇÕES QUÍMICAS
Relatório apresentado como requisito de avaliação da disciplina de Química Inorgânica Experimental do curso de Engenharia Química da UFRN, T03 2011.1 sob orientação da professora Ana Paula de Melo Alves.
Bruna Andrade Varela Barca
Jordânia Moura de Medeiros Quinino
Virgínia Ribeiro Fernandes
Maio – 2011
Natal – RN
Sumário
1. Introdução
1.1 Objetivos A atividade experimental executada no dias 12 e 19 de abril teve como objetivo o estabelecimento de critérios que pudessem caracterizar a ocorrência de reações químicas, além do reconhecimento dos tipos de precipitado e a classificação das reações através de equações químicas.
1.2 Fundamentação teórica
Há vários séculos o homem convive com grande variedade de materiais encontrados na natureza, podendo estes sofrer transformações físicas e/ou químicas. Quando um material sofre uma transformação onde há alteração de seus componentes, diz-se que este sofreu uma transformação química (reação química). Em uma transformação química, as substâncias que sofrem transformação são chamadas de reagentes e as que resultam desta transformação são chamadas de produtos. As reações químicas são classificadas em:
a) Reação de combinação – aquela que tem como produto uma substância mais complexa, formada pela união de duas ou mais substâncias (simples ou composta). É também denominada reação de síntese ou de adição, quando pelo menos uma das substâncias reagentes é composta: - combinação
- adição
b) Reação de decomposição – nessa reação, um reagente dá origem a duas ou mais substâncias distintas. Pode também