Auditoria Apple
Código de Conduta para Fornecedores da Apple.
O Código de Conduta para Fornecedores da Apple (PDF)baseia-se em padrões criados pela Organização Internacional do Trabalho, pela ONU e pela EICC (Electronic Industry Citizenship Coalition, liga da cidadania no setor eletrônico). Ele exige que os fornecedores ofereçam condições de trabalho saudáveis e seguras, adotem práticas justas de contratação de pessoal, tratem os seus funcionários com dignidade e respeito e sigam práticas de fabricação ambientalmente responsáveis. Mas nosso Código vai além dos padrões do setor em várias áreas, incluindo o fim das práticas de trabalho involuntário e eliminação do trabalho de menores. Para garantir que os fornecedores adotem o Código, temos um programa exigente de conformidade-monitoramento que inclui auditorias realizadas pela Apple nas fábricas, planos de ações corretivas e verificação de que esses planos tenham sido postos em prática.
A Apple e a Fair Labor Association.
Em 2012, a Apple tornou-se a primeira empresa de eletrônicos a ser admitida na FLA (Fair Labor Association, associação de trabalho justo), uma liga de universidades, organizações não governamentais (ONGs) e empresas comprometidas com a melhoria do bem-estar, da segurança, do tratamento justo e do respeito aos trabalhadores.
Em fevereiro de 2012, pedimos à FLA que realizasse auditorias voluntárias especiais em nossos maiores fornecedores de montagem final, inclusive as fábricas da Foxconn em Shenzen e Chengdu, na China. Com acesso irrestrito às nossas operações, a FLA realizou uma das avaliações mais abrangentes e detalhadas da história das fábricas, em relação a escala, abrangência e transparência. Essa avaliação independente cobriu aproximadamente 178 mil empregados e incluiu entrevistas com 35 mil empregados.
No dia 28 de março, a FLA publicou relatórios detalhados sobre o que havia encontrado, com recomendações para melhorar as condições para os empregados. A Apple e a Foxconn