hehe
Um ecossistema é uma comunidade de seres vivos cujos processos vitais estejam relacionados entre si. O desenvolvimento destes seres vivos tem lugar em função dos fatores físicos do meio que partilham.
Os ecossistemas reúnem todos os fatores bióticos (plantas, animais e microorganismos) de uma área bem como os fatores abióticos do meio envolvente. Trata-se portanto de uma unidade composta por organismos interdependentes que formam cadeias tróficas ou alimentares (a corrente de energia e de nutrientes estabelecida entre as espécies de um ecossistema relativamente à respectiva nutrição).
A noção de ecossistema surgiu na década de 1930 para explicar a complexa interação entre os organismos, os fluxos de energia e materiais, e a comunidade onde vivem.
Um princípio fundamental da Ecologia é que os seres vivos não podem ser desconectados do ambiente em que se inserem e com o qual necessitam de interagir. Neste campo, os ecossistemas surgem como unidades que englobam a comunidade de organismos de uma dada área, onde a interação entre seres vivos e entre estes e o ambiente físico produz a auto-manutenção e auto-regulação dessa mesma comunidade. Tal como todos os seres vivos, o homem depende dos ecossistemas como seu suporte de vida. Com efeito, os ecossistemas naturais proporcionam, direta ou indiretamente, diversos serviços e bens indispensáveis às necessidades humanas.
O reconhecimento de pequenos ecossistemas dentro da biosfera do planeta, nós podemos estudar as leis que regem o funcionamento da natureza. Um ecossistema pode ser uma lagoa, um prado, um rio, lago, floresta, deserto, etc.
A energia que recebemos do sol entra e atravessa constantemente os ecossistemas terrestres. No entanto, os ecossistemas não possuem qualquer fonte extraterrestre de carbono, nitrogênio, fósforo ou potássio, por exemplo, e muitos outros elementos indispensáveis à vida. Esses elementos devem ser reciclados permanentemente através dos