Hebreus
Sumário
1... Introdução
2... Desenvolvimento
3... Conclusão
4... Bibliografia
Introdução
Quem eram os Hebreus?
Os hebreus eram um povo de origem semita (os semitas compreendem dois importantes povos: os hebreus e os árabes), que se distinguiram de outros povos da antiguidade por sua crença religiosa. O termo hebreu significa "gente do outro lado do rio”, isto é, do rio Eufrates. Os hebreus foram um dos povos que mais influenciaram a civilização atual. Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo.
Política No início a base da organização social dos hebreus eram os clãs patriarcais, personificados pelo patriarca. Nessa época os laços entre os clãs eram frágeis o que tornava o povo propenso a invasões, já que faltava conhecimento militar. Pensando nisso surgiram os juízes, profetas com qualidades militares que lideravam o povo. Os mais importantes juízes deste período foram: Sangar, Gedeão, Sansão e Samuel. Ainda assim o povo questionou a ausencia de um monarca sendo assim centralizado o poder nas mãos de Saul, o primeiro reide Israel. Depois dele vieram Davi e Salomão que investiram na expansão territorial e no desenvolvimento do comércio local. Com a morte de Salomão (926 a.C.) houve o fim da monarquia unificada surgindo as tribos de Israel e Judá.
Conclusão
Hebreus
O legado do povo hebreu consiste, essencialmente, em sua religião - um monoteísmo espiritualista, baseado na fé em Iavé. Este monoteísmo, produto de longa evolução religiosa que culmina com Moisés, exerceu influência através dos séculos e constituiu-se o antecedente direto do cristianismo e do maometismo.
O judaísmo influi radicalmente na civilização ocidental, sobretudo através do cristianismo. É de fontes judaicas que provém à cosmogonia, os Dez Mandamentos e boa parte da teologia cristã.
Fenícios
A religião dos fenícios era politeísta e antropomórfica. Os fenícios