hebreus fenicios e persas
2. Os gregos consomem 21 quilos de azeite de oliva per capita por ano. Espanha e Itália ficam na marca de 10 a 12 quilos, respectivamente.
3. Em um ano, são produzidas na Grécia 2,5 milhões de toneladas de azeitonas.
4. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Grécia, a oliveira mais antiga do mundo fica em Pano Vouves, em Kolymari, na Ilha de Creta. A espécie tem uma expectativa de vida de 300 a 600 anos, mas estima-se que esse exemplar tenha cerca de 5 mil anos. A região de Kolymari é uma das mais tradicionais produtoras de azeite na Grécia, chegando a fabricar 30 toneladas por dia.
5. O espeto de carnes empilhadas, conhecido no Brasil como churrasco grego, se chama gyro em seu país de origem. Ele é servido no pão sírio e vem acompanhado de pepino, iogurte e outros complementos.
6. Os romanos chamavam os antigos gregos de "comedores de cevada", porque o cereal era um dos principais pilares da alimentação do povo.
7. Uma das carnes consideradas nobres na antiga Grécia era a do cão. Ela costumava ser consumida em ocasiões festivas. No dia-a-dia, dava-se preferência ao javali, veado, lebre, raposa e porco-espinho.
8. As mulheres de Esparta davam banho de vinho em seus filhos recém-nascidos. Era a maneira de comprovar a saúde do bebê.
9. O filme Casamento Grego (2002), que mostra a realização do matrimônio da filha de um casal grego, se tornou o filme independente de maior sucesso no mundo ao arrecadar mais de 250 milhões de dólares em bilheteria. O antigo campeão