HD trabalho de informatica
Anna Victória Stanley dos Santos
O disco rígido ou HD
(Hard Disk) é um dispositivo de armazenamento permanente de dados mais utilizado nos computadores. Nele, são armazenados desde os seus arquivos pessoais até informações utilizadas exclusivamente pelo sistema operacional.
Surgimento do HD
O disco rígido não é um tipo dispositivo de armazenamento novo, mas sim um aparelho que evoluiu muito com o passar do tempo. Ele começo a ser disponibilizado no ano de 1956, era capaz de armazenar até 5 MB de dados
(um avanço para a época) e sua dimensão era enorme.
Seu preço também não era nada convidativo: custava cerca de 30 mil dólares. Com o passar dos anos, os HDs foram aumentando sua capacidade de armazenamento, ao mesmo tempo em que se tornaram menores, mais baratos e mais confiáveis.
Onde fica os Discos?
Os tão mencionados discos, na verdade, ficam guardados dentro de uma espécie de "caixa de metal". Estas caixas são seladas para evitar a entrada de material externo, pois até uma partícula de poeira pode danificar os discos, já que estes são bastante sensíveis. Isso significa que se você abrir um HD em um ambiente despreparado e sem o uso dos equipamentos e das técnicas apropriadas, terá grandes chances de perdê-lo. Funcionamento
A parte de baixo tem uma placa com chips Trata-se da placa lógica, um item que reúne componentes responsáveis por diversas tarefas.
Pratos e eixo: este é o componente que mais chama a atenção. Os pratos são os discos onde os dados são armazenados.
Cabeça e braço: os HDs contam com um dispositivo chamado cabeça (ou cabeçote) de leitura e gravação.
Atuador: o atuador é o responsável por mover o braço acima da superfície dos pratos e assim permitir que as cabeças façam o seu trabalho.
Marcas
PRINCIPAIS FABRICANTES DE HD:
Maxtor
Hitachi
LeCie
Philips
Samsung
Seagate
Western Digita
Um HD interno custa em torno de
R$ 270,00
Um HD portátil cerca de R$
Evolução