Ipd - introdução ao processamento de dados
(Introdução ao Processamento de Dados)
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Para dirigir um carro é recomendável que você entenda alguns princípios básicos do seu funcionamento. Por exemplo, você deve saber que o motor é responsável por gerar a força que produz o movimento das rodas, etc. O IPD é uma matéria ministrada em grande parte dos cursos de computação, pois, ensina uma serie de princípios sobre o funcionamento interno dos computadores. Esses princípios servem para qualquer tipo de computador, não importa o tamanho, a marca, o modelo ou se trata de um computador novo ou antigo.
OS PRIMEIROS COMPUTADORES
Nos anos 30 e 40 foram construídos vários comutadores ainda experimentais utilizando válvulas, esses computadores eram usados para aplicações militares, como por exemplo, cálculos de balística para lançamento de projeteis, esses computadores não eram fabricados em serie, cada modelo era filho único da sua categoria. Alguns eram grandes que mediam o tamanho de um ginásio de esportes. Nessa época os computadores eram chamados de “calculadoras”. Foi a partir de meados dos anos 70 que os computadores ganharam fama. Nesse período, vários avanços tecnológicos e pesquisas cientificas possibilitaram a produção de circuitos elétricos menores, e mais aperfeiçoados, tornando o computador mais barato e acessível. A partir desses avanços chegamos ao que é hoje conhecido como MICROCOMPUTADOR, ou PC (Personal Computer), uma maquina pequena, capaz de desenvolver os mais sofisticados trabalhos, e que aperfeiçoa cada vez mais.
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
A informática não é um bicho de sete cabeças. Tudo o que é desconhecido para nós sempre nos parece algo difícil de ser dominado. Mas temos que lembrar sempre que o COMPUTADOR é feito por pessoas e para servir as pessoas. Portanto, por mais complicado que possa parecer, não é algo indecifrável e indominável.
A INFORMÁTICA
A informática está presente em quase