havaianas
Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – Principais aspectos, que diferenciam a empresa dos seus concorrentes (decisões e níveis de performance que se pode gerenciar).
Strenghts – Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Weaknesses – Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças)- Corresponde às perspectivas de evolução de mercado, fatores provenientes de mercado, decisões e circunstâncias fora do controle e do poder de decisão da empresa).
Opportunities – Aspectos positivos com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.
Threats – Aspectos negativos com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.
Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequência de forma a aproveitar as oportunidades e