Harware
Frequência de Operação
A especificação Bluetooth determina que a faixa de frequência de operação de seus dispositivos é a ISM (Industrial Scientific Medicine) de 2,4 GHz. Por ser uma faixa não licenciada na maioria dos países, permite que seja utilizada sem maiores restrições ou custos. Porém essa mesma característica acarreta que tal faixa seja compartilhada com a maioria dos dispositivos eletrônicos, como o Wi-Fi, deixando assim a transmissão muito suscetível à interferências do meio.
Para contornar tal problema o Bluetooth utiliza 79 canais distintos com um intervalo de 1 MHz entre eles, abrangendo, assim, a faixa de 2.402 MHz a 2.080 MHz da ISM. É utilizada a técnica de espalhamento de espectro por saltos de frequência ( FHSS – Frequency Hopping Spread Spectrum). Esta técnica consiste em um rádio transmissor realizando saltos de frequência durante a trasmissão a fim de não permanecer tempo suficiente em uma determinada frequência ao ponto de sofrer interferência considerável. Um dispositivo Bluetooth pode percorrer o seu espectro de operação a uma taxa de 1600hops/s (saltos/s).
A tecnologia Bluetooth possibilita a transmissão em half duplex e full duplex, como veremos melhor mais adiante. A taxa de saltos de frequência de 1600 saltos/s possibilita que um dispositivo realize uma transmissão a cada 625µs denominado time-slot. Para implementar o modo full duplex o Bluetooth utiliza a técnica TDD (Time Division Duplex) em que o dispositivo envia em um time-slot e recebe no seguinte. Sendo assim, um aparelho Bluetooth envia e recebe pacotes quase que simultaneamente.
A especificação Bluetooth permite uma taxa de transferência de dado de 1Mbps. Na prática, essa taxa é menor. Como exemplo, em uma transmissão full duplex atinge-se normalmente uma taxa de 432 Kbps, para transmissões half duplex os valores sobem para 721 Kbps. Já nas transmissões de voz, a taxa é de 64 Kbps.
Alcance
O Bluetooth foi criado principalmente para ser usado em dispositivos