Harpia
PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DO GAVIÃO-REAL (PCGR) - INPA
CURSO: Ciências Biológicas
PERÍODO: 8º
DISCIPLINA: Conservação e Manejo da Biodiversidade
PROFESSORA: Michellia P. Soares
ACADÊMICAS: Geille Cristina Alves Silva Marta Cristina Silva Alves Leidyane Ferreira Magalhães
Fevereiro/2012
IFGoiano – Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde-GO
PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DO GAVIÃO-REAL (PCGR) - INPA
Trabalho referente à pesquisa sobre as Grandes Extinções, em específico a Extinção Triássico - Jurássico. Realizado em cumprimento as exigências da disciplina Paleontolofia, professora Luciana Vittorino, Curso Ciências Biológicas.
Fevereiro/2012
O Programa de Conservação do Gavião-real (PCGR) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) iniciou suas atividades de pesquisa em 1997 - após a descoberta do primeiro ninho de gavião-real Harpia harpyja numa floresta de terra-firme, região próxima a Manaus.
Em 1999, estabeleceram-se metas para ampliar a localização, o mapeamento e o monitoramento de ninhos para estudar a biologia da espécie na Amazônia Brasileira com a participação de voluntários dispostos a enfrentar o desafio de conservar esta espécie. Hoje o projeto conta com o apoio de pesquisadores parceiros, voluntários, estudantes e bolsistas na coleta de dados, atividades de educação ambiental e divulgação de informações no entorno de ninhos. Monitoramos 60 ninhos de gavião-real nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia e outros cinco ninhos no Pantanal e na Mata Atlântica. Estabelecer um Programa Nacional de Conservação da espécie somente foi possível com a parceria de várias instituições Federais, Estaduais e privadas, Ongs internacionais, nacionais e regionais, além do poder público municipal.
A participação ativa de comunidades que habitam a floresta no entorno das árvores com ninhos de gavião-real são também a razão do sucesso na localização de novos