Processos organizacionais
* Processos Organizacionais é uma série de tarefas ou etapas que recebem insumos (materiais, informações, pessoas, máquinas, métodos) e geram produtos (produto físico, informação, serviço), usados para fins específicos, por seu receptor; * uma introdução de insumos (entradas) num ambiente, formado por procedimentos, normas e regras, que, ao processarem os insumos, transformam-nos em resultados que serão enviados (saídas) aos clientes do processo; * uma seqüência de tarefas e atividades utilizadas na entrada (input), que agrega determinado valor e gera uma saída (output) para um cliente específico interno ou externo, utilizando os recursos da organização para gerar resultados concretos.
Realizar o gerenciamento dos processos organizacionais é uma maneira eficiente de continuamente buscar a melhora da produtividade e dos resultados.
2) Abrangência dos processos organizacionais
O estudo dos processos permite estruturar e reestruturar áreas e departamentos (administrativo, recursos humanos, financeiro, logística e outras), reduzir e controlar os gastos operacionais, melhorar a lucratividade e a rentabilidade empresarial, criar indicadores de desempenho que permitirão acompanhar a produtividade e o desenvolvimento da empresa, melhorar os processos internos aumentando a produtividade. Melhorar os resultados da empresa utilizando os recursos já disponíveis, melhorar os fluxos de trabalho, liberando recursos internos para assuntos estratégicos, alinhar os trabalhos executados com a estratégia da empresa. 3) O modelo de entrada e saída de um processo
ENTRADAS SAIDAS PROCESSO
Materiais Serviços
Informações Bens, equipamentos,
Clientes Materiais processados,
Serviços Informações.
4) Denominação de Processos
É uma forma estruturada de visualização do trabalho. É o resultado da articulação de pessoas, instalações,